9 de mar. de 2014

Transporte em países desenvolvidos: bem diferente do Brasil

Ruas de Barcelona
Nos países desenvolvidos o transporte público funciona tão bem que executivos, alguns artistas e pessoas da classe média em geral utilizam-no para se locomover. Bem diferente do Brasil

Além do sistema de transporte por aqui não ser lá estas coisas ainda tem o preconceito de pessoas que veem com maus olhos quem de ônibus anda. Coisa de terceiro mundo mesmo.

Além do transporte público de qualidade as ruas são limpas, sinalizadas e adaptadas. Em 2011 tive a oportunidade de conhecer Barcelona, na Espanha, e algumas coisas chamaram a atenção deste dependente de transporte público brasileiro. Vou ilustrar para melhor comunicar o que quero dizer. 

Novos



Além de novos os ônibus são modernos. No interior dos veículos não encontramos o barulho insuportável de motor que ouvimos por aqui. Também não existem equipamentos de som ligados durante a viagem. O piso da descida iguala-se à  altura da calçada quando o passageiro desce. Ônibus sanfonados como o da foto são comuns. Em Fortaleza foi apenas uma novidade de 10 dias. Quando farão de fato parte da frota ninguém sabe.  

Ruas limpas


As ruas são limpas, bem sinalizadas. Observem que o asfalto é bem diferente da pavimentação irregular que encontramos em nossas ruas. 

Arborismo



As avenidas são arborizadas, as praças idem. Além de embelezarem a cidade tornam o clima mais agradável. 

Lixeira tem lugar



Muito comum em Fortaleza, por exemplo, as lixeiras ocuparem lugar de um veículo nas ruas, ou sobre as calçadas, principalmente no Centro. Por lá, existem um lugar para elas, demarcado e ordenado. 

Rotatória 



Diferente do que se diz existe sim rotatória com sinal. A diferença com a da Praça Portugal, em Fortaleza, é que o ângulo é grande e o centro da Praça é exuberante. Os pedestres podem tranquilamente visitar o espaço, tirar foto e retornar com segurança. 

Adaptado



Todos os ônibus e ruas são adaptadas. É muito comum encontrar pessoas com deficiência física ocupando a cidade, seja nas ruas, calçadas ou centros de cultura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário