31 de jan. de 2011

Paranjana para a posteridade

Fonte: O POVO Online/OPOVO/Fortaleza

O Blog Parajana, escrito assim mesmo, como se fala por aí, discute problemas do transporte coletivo da Capital e relembra causos das antigas linhas Paranjana 1 e 2, que a partir deste mês deram lugar a cinco novas linhas

A linha Paranjana era conhecida pela superlotação nos veículos (RAFAEL CAVALCANTE) História de Paranjana ninguém sabe ao certo se aconteceu de vera, mas repete aos quatro ventos por empatia, galhofa ou os dois. A piada não fica velha porque Paranjana é sinônimo do melhor e do pior no transporte público de Fortaleza. Nisso apostam os idealizadores do blog Parajana (sic), onde poemas, tributos e listas de frases e histórias perpetuam a lenda.

O jornalista Vanderlúcio Souza, 30, e o administrador de empresas Tobias Cortez, 28, são o cobrador e o motorista, respectivamente. Tocam o projeto virtual desde setembro de 2009, quando ainda dependiam da locomoção “paranjânica”. Mas o salto nos acessos só veio depois de anunciado o fim da linha e do bafafá provocado pelos cearenses no microblog Twitter.

24 de jan. de 2011

Quase a metade

Muita gente pega busão
O transporte público, principalmente o ônibus, é o meio de locomoção mais usado nas cidades brasileiras, de acordo com o estudo Sistema de Indicadores de Percepção Social: Mobilidade Urbana, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo o estudo divulgado nesta segunda-feira, 24, na capital paulista, 44% dos brasileiros se locomovem dessa forma.

Em segundo lugar aparece o carro, com 23,8%, seguido por motocicleta com 12,6%. O levantamento feito com 2.770 famílias em todo o país constatou ainda que 12,3% se locomovem a pé.

17 de jan. de 2011

Paranjana Life



Andar de ônibus não é coisa muito boa, isto sabemos, principalmente no Brasil devido a todos os problemas que bem conhecemos. Mas, já que não há outra forma, precisamos aprender - como tudo na vida - a tirar "coisas" boas desta precária situação.

Neste quesito o Paranjana foi um mestre, ditou um estilo de vida. Os titulares do blog compartilham nos dísticos abaixo alguns destes aprendizados.

Virtude:: Humildade
Fato:: As vezes é preciso pedir a outro que puxe a cordinha e dê sinal.
Comentário:: Ninguém consegue viver isolado, ainda mais num Paranjana . O reconhecimento de nossa limitação - ser baixo ou está com uma pliha de livros nas mãos, por exemplo - é o primeiro passo da humildade.

Virtude:: Paciência
Fato:: Vinte minutos passados...estica-se o pescoço e nada de vir o cão do Paranjana
Comentário:: O apressado come crú. O atraso de um ônibus muitas vezes é compensado na alta velocidade do motorista. Ao invés de reclamar, tenha calma e se quiseres ser perfeito na paciencia aproveite o tempo e ligue para algum serviço de telemarketing de telefonia móvel.

Virtude:: Esperança
Fato:: Você subiu na Av. Francisco Sá, vai descer no Centro e o corredor lotaaaaado.
Comentário:: Um ônibus não dura lotado para sempre. A fila anda, o mal destrói por si só. Aquele grupo de estudantes descerão antes de você. Não perca a esperança. O negativismo só atrai coisas ruins como quem sabe a quebra do Paranjana da frente.

Virtude:: Tolerânica
Fato:: Vendedores, pedintes, celulares com som alto....
Comentário:: Eu sei que você não aguenta mais ver aquela pessoa pedindo ajuda para comprar uma rede e nunca a infeliz compra a 'bendita' rede...não julgue, tolere. Talvez seja a rede Globo que a pessoa esteja querendo comprar. O remédio que a pessoa queira comprar talvez seja a marca. Se todos fôssemos tolerantes sofríamos menos, bastava comprar a caneta - com calendáááário Jentê - e pronto, não se ouviria a história completa da pessoa.

Pense nisso. Viva mais, viva melhor, aproveite suas andanças de ônibus e cresça nas virtudes. Paranjana Life para quem lota sua vida de coisa boas.
para quem lota sua vida de coisa boas.

14 de jan. de 2011

Blog no "Sua Manhã"


"Tudo começou de uma brincadeira" foi o que afirmaram os autores do blog, Tobias Cortez (motorista) e Vanderlúcio Souza (cobrador) no programa Sua Manhã, da TV Diário, canal 22, com transmissão via internet sobre o Parajana.blogspot.com e twitter @parajana1.

Confira o vídeo da entrevista aqui.

A entrevista aconteceu num clima descontraído e enfatizou sobre a prestação de serviço da ferramenta. Histórias engraçadas foram relembradas e as principais frases ditas no Paranjana.

As dez frases mais ditas no Paranjana

Andar todos os dias nas Linhas 041, 042, Paranja 1 e 2 respectivamente, lhe habitua escutar algumas frases que ecoam em seus ouvidos durante o resto da viagem. O blog separou as dez mais. Se você tiver mais sugestões é só enviar.

1 - (Na parada) Oía mulher, já é o segundo que não para.

2 - Vou nesse não, tá lotado, vou no oto.

3 - (in loco) Sobe aí pessoal, tô com a minha perna enganchada.

4 - 'Pessoal, vai um pouquim mais pro mei que tá vaguin'.(cobrador)

5 - 'Tem 10 centavos'? (cobrador)

Para Jana, com amor

O fim da lendária linha de ônibus chega à sua parada final. o blog Parajana fez uma homenagem em nome de seus mais de quarenta mil passageiros diários.

A trilha é inspirada nos programas românticos sempre ouvidos no ônibus às tardes e noites.

Acompanhe.


E como já foi dito nesta ferramenta a linha de ônibus chega a seu termo mas o bog, continua. Um espaço para reunir o melhor do que aconteceu no Paranjana e para a prestação de serviço.
Uma justa homenagem

12 de jan. de 2011

Confira o horário do seu ônibus

Blog indica onde saber do horário do seu ônibus
Ônibus tem horário para sair e para chegar nos terminais, logo se estabelece logisticamente um intinerário regular através do qual podemos nos programar para nossas atividades.

É bem certo que muitos fatores como chuvas, trânsito põe em cheque o cumprimento destes horários e sempre devemos ter uma reserva de "minutos" para não atrasarmos ou perder o compromisso.

De qualquer forma o blog disponibiliza o horário de todas as linhas de ônibus de Fortaleza. Você pode imprimir o da sua rota e assim se programar melhor para as atividades. Acesse o link aqui e digite o nome da linha e pronto.

11 de jan. de 2011

Estilo Paranjana

Mais que uma linha de ônibus, um modus vivendi
O Paranjana ultrapassou o conceito de transporte público coletivo e se tornou uma inspiração para a fabricação de móveis e utensílios do lar.

 Que tal uma cerca de casa como as grades do interior do coletivo ou uma parede revestida com o material do piso do ônibus? Estas e outras novidades você pode ter basta deixar a criatividade fluir.

O blog apresenta algumas peças inspiradas na lendária linha de ônibus. Veja:

Parede revestida com material do piso do ônibus. Para limpar é muito prático, basta pano e um pouco de água. Se a casa possuir teto de vidro a parede absorve a energia e reflete para o interior do imóvel, tornando-se ecologicamente correta.



Cerca Brasil. Feita com a mesma grade que servia de suporte aos passageiros do ônibus. Resistente à maresia e ao sol forte. Com uma pintura dupla a cerca mantém o aspecto novo por muito mais tempo. Facilmente pode ser removida. A empresa que produz a cerca avisa que cercados para berços será disponibilzado em breve com o mesmo material. Segundo os estudiosos, o contato das crianças com material deste tipo minora o impacto quando este crescer e tiver que se deparar com o transporte público.


A cadeira do trocador era uma peças mais apreciadas pelos usuários da linha, afinal ele era um dos poucos contemplados com a possibilidade de sentar-se durante toda uma viagem. Desenvolvida a partir de estudos ergonômicos a cadeira mantém uma plataforma alta e mesa na qual se pode apoiar minotres de até 28 polegadas. Alguns modelos trazem um cofre boca de lobo localizado na parte interior da ferramenta.


O prazer de entrar e sair de um Paranjana eram iguais. Que tal repetir a experiência todas as vezes que entrar em sua casa, quarto ou escritório? É o que propõe a fabricante da peça que segundo informou ao blog já possui centenas de pedidos. Ao contrário do estilo faroeste das encontradas no ônibus estas dispõe de dispositivo que podem ser acionados por controle remoto. Luxo e segurança ao melhor do estilo Paranjana de ser.



Para as donas de casa a pedida é maçaneta de geladeira que imita as lavancas de emergência dos coletivos. O recurso possui caráter instrutivo como informam técnicos, afinal, no dia-a-dia ninguém pode ver como funciona esta ferramenta. Na geladeira é bem prático o aprendizado, caso um dia se necessite não será mistério o manuseio da lavanca.

Caso você tenha alguma novidade sobre assunto ou sugestão basta enviar um e-mail para vanderluciosz@gmail.com

E não esqueça de nos seguir pelo Twitter @parajana1

O ser e o não-ser do Paranjana

Uma questão filosófica sobre o Paranjana
Na filosofia o grego Parmênides ensina que o ser é e não pode não-ser do mesmo modo em que o não-ser não é e jamais poderá sê-lo. Compreendi esta premissa filosófica de maneira muito clara hoje quando subi no ônibus de número 042.

Embora o numeral esteja em nosso imaginário como indicador da linha Paranjana 02, já não o era mais. Entendi que um Paranjana  é e nunca será uma outra coisa assim como um Antonio Bezerra Papicu - via Francisco Sá - nunca será um Paranjana por mais que possua numeração e carros de idênticos, embora a lotação seja a mesma, o calor infernal e o palavreado similar.

10 de jan. de 2011

Manifesto Paranjana

A serviço da população
O direito de ir e vir é uma premissa básica garantida a todo cidadão segundo a constituição deste país. O transporte público coletivo contribui ou deve contribuir para que a referida garantia seja assegurada, de fato.

Este blog abrigado sob os auspícios da lendária linha de ônibus Paranjana se coloca como colaborador da população para melhorar os serviços prestados nesta área na capital cearense.

Além do humor, da lembranças das histórias do Paranjana teremos notícias relevantes sobre o transporte público coletivo. Também abrimos espaço para o leitor participar ativamente com denúncias, artigos e outras intervenções que jujgue importante.

Superlotação, atraso, deficiência de carros, mudanças de intinerários são alguns dos pontos que sempre virão à baila nesta ferramenta.

Então, se você é usuário do transporte público ou precisa se acercar de informações sobre o assunto vivite nosso blog e siga nosso perfil no Twitter @parajana1 e fique por dentro das últimas novidades.

Com o mais nobre desejo de contribuir com melhorias neste setor nos colocamos à disposição da população que nos prestigia com sua audiência.

Motorista: Tobias Cortez
Cobrador: Vanderlúcio Souza
parajana1@gmail.com

8 de jan. de 2011

O Paranjana, a jujuba e a briga

Quem já andou de Paranjana sabe que não raras vezes discussões tomam de conta do coletivo. O vídeo abaixo, plugado do canal do Phillypemoreira [Youtube] mostra a revolta de uma senhora com um vendedor de jujubas que não se controlou depois deste ter insinuado que ela não tinha sequer R$ 1,00 para comprar a guloseima, veja no que deu.

O processo evolutivo do Paranjana

Acompanhe o resultado da evolução
Dia 10 chega ao fim a lendária linha de ônibus que abraçava a cidade com seu percurso. O blog pesquisou e descobriu o processo de evolução que desembocou no surgimento do Paranjana bem como o próximo passo no processo evolutivo, acompanhe.


Próximo passo na evolução

O Paranjana dos sonhos

Quem disse que já pegou um Paranjana vazio não goza de credibilidade junto aos quase 40 mil usuários diários da linha que perfazia uma média de 42 Km por viagem , o que corresponde,quase, a uma ida à cidade de Pacajus.

O blog descobriu no Youtube um carro que bem poderia ser o Paranjana dos sonhos, não fosse a triste notícia da extinção da linha mais lendária do transporte coletivo de Fortaleza.


Confira em ônibus em 3D

7 de jan. de 2011

Canção do exílio do Parajana

Um poema nostálgico
Minha terra tem lameiras

Onde anda o Parajana

Os ônibus que aqui freiam

Não freiam como lá


Nosso carro tem mais bancos

Nossas Paradas tem mais gente

Nossos degraus têm mais pessoas

Nossa vida mais suores.


Em andar, sozinho, à noite,

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem lameiras

Onde anda o Parajana


Minha terra tem calores,

Que tais não encontro eu cá;

Em andar, sozinho, à noite, –

Mais prazer eu encontro lá;

Minha terra tem lameiras

Onde anda o Parajana.


Não permita Deus que eu corra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que disfrute os calores

Que não encontro por cá;

Sem qu'inda aviste as lameiras,

Onde anda o Parajana.

Lembranças de alguém que anda no Parajana de 1994.

6 de jan. de 2011

#ParanjanaFacts

Extinção da Linha repercutiu no Twitter

 
Causou frisson entre os inernautas a notícia da reestruturação da linha Paranjana 1 e 2, em outras palavras, a extinção da lendária linha.

No Twitter  a Tag #paranjanafacts reuniu uma coletânea de tuítes pra lá de bem humorados.

O blog separou algumas, veja:




Não mais como antes

Linha sai de circulação mas o blog, não!

Quem diria que teria seu ocaso no início deste ano uma linha de ônibus lendária em Fortaleza, a Paranjana 1 e 2. O percurso interligava os principais terminais de ônibus cortando a cidade de uma ponta a outra.

A relação do usuário com esta linha é de amor e ódio. As demoras nas paradas, a lotação constantes, as viagens apressadas demais ou lentas além da conta rendeu muita história e hoje ocupa espaço especial no ideário urbano quando o assunto é transporte público.

A linha vai acabar, mas o blog, não!

Continuaremos aqui contandos os causos - reais ou lendários - acontecidos no percurso feito pelo Paranjana e também prestando serviços no que diz respeito ao transporte público de Fortaleza. Aguarde que boas novidades serão implementadas em nosso ônibus virtual.

Uma delas é o Twitter oficial do blog que já está no ar, siga correndo o @parajana1 e fique por dentro das novidades.